O Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia retoma sua programação este ano entre os dias 22 e 27 de outubro em Salvador, quando o público poderá mais uma vez entrar em contato com espetáculos de dança, teatro e performance, além de participar de oficinas e encontros reflexivos que representam um recorte no momento atual das artes cênicas contemporâneas.
E olhando para a identidade cultural da Bahia com o desejo de entender, provocar e mapear diversos segmentos da cultura, de diferentes regiões do estado, o FIAC se pergunta: Que Bahia é essa? A 15ª. edição do FIAC Bahia tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.
Toda a programação artística do Festival, assim como as inscrições para as oficinas e encontros propostos, serão divulgadas em breve aqui no site e nas redes sociais do FIAC.
Se quando surgiu, em 2008, a ideia do FIAC era colocar a Bahia num âmbito nacional e internacional de produção e reflexão das artes cênicas, em sua 15ª. edição o festival pensa Salvador não mais como o centro produtor/exportador do estado, mas como um dos polos de uma região que precisa olhar para si a partir de outro chão, buscando diferentes biomas para internacionalizar sua produção.
Assim, o FIAC Bahia completa 15 anos em 2024 se afirmando como um laboratório de inovação em artes cênicas que promove ambientes de formação, criação, produção, difusão e, sobretudo, como oportunidade para promover experiências múltiplas do fazer artístico.
O ano de 2024 marca também a realização da 9ª. edição do Seminário Internacional de Curadoria e Mediação em Artes Cênicas, que mais uma vez estabelece um espaço de troca e intercâmbio entre públicos, artistas, intelectuais e agentes culturais de diferentes partes do mundo, durante o Festival.
Oficinas gratuitas, residências e encontros entram na programação ao lado de uma potente mediação cultural feita junto a comunidades e coletivos baianos, propondo ações colaborativas para a mobilização de públicos que se posicionem como coprodutores, e não apenas espectadores das experiências possíveis durante o FIAC.
Após 15 anos, o FIAC Bahia continua sendo um chamamento para a construção coletiva, compreendendo que relações de coautoria e fortalecimento de vínculos comunitários são ações em fluxo contínuo, num tempo espiralado.
Teremos um festival potente em 2024 e, desde já, damos as boas-vindas e agradecemos a participação de todes!
7oito projetos e produções
A produção do FIAC Bahia é assinada pela 7oito, empresa sediada em Salvador (BA) que desenvolve projetos inovadores no campo das artes cênicas nos eixos de formação, difusão, pesquisa e criação através do diálogo com artistas, comunidades, organizações e instituições, no Brasil e no mundo.
formação
Projetos de mediação cultural, cursos de qualificação profissional, consultoria para formação em artes e desenvolvimento de materiais didáticos.
difusão
Realização do Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia – FIAC Bahia, prestação de serviços de curadoria para eventos, equipamentos culturais, programas e projetos.
pesquisa
Investigações relacionadas aos públicos da cultura, geração de indicadores, análise estatística e produção de conhecimento especializado.
criação
Projetos interdisciplinares de dança, teatro e performance com ênfase em colaboração e participação.
contato@7oito.com.br
www.7oito.com.br
@7oitoproducoes