8° Seminário Internacional de Curadoria e Mediação em Artes Cênicas

O Seminário Internacional de Curadoria e Mediação em Artes Cênicas chega a sua 8ª. edição como parte integrante do FIAC Bahia assumindo o importante papel de criar um espaço de troca de conhecimentos entre público, artistas, intelectuais e agentes culturais de diversas partes do mundo. Todas as atividades do Seminário são gratuitas.

Em 2022 ele instala um ambiente de discussões e práticas em curadoria e mediação a partir de dois eixos: DIÁLOGOS e PARTILHA.

DIÁLOGOS – Um convite para artistas partilharem experiências e reflexões com o público, usando seus trabalhos e pesquisas como ponto de partida para conversas informais.

PARTILHA – Espaço de elaboração performativa de questões que atravessam a edição do festival.

Com o tema #espalheapalavra, o FIAC Bahia deseja não só discutir a palavra, sua força e significado nos ambientes culturais, mas ocupar de maneira crítica a cidade e o debate público com discursos elaborados a partir da maneira como as artes percebem as relações humanas, as questões da sociedade e as demandas políticas atuais.

Se a programação artística do FIAC Bahia 14 traz isso de forma sensível para a cena, o Seminário elabora uma perspectiva crítica e reflexiva em relação ao fazer teatro hoje, no atual momento histórico, a partir de uma escala diferente e ocupando outros espaços.

O 8° Seminário Internacional de Curadoria e Mediação em Artes Cênicas tem coordenação da artista, pesquisadora e educadora Rita Aquino, e é realizado pelo FIAC Bahia em parceria com o Grupo de Pesquisa ENTRE: Artes e Enlaces, e conta com apoio das Escolas de Dança e de Teatro da UFBA, PPGDança, PRODAN, PPGAC, Capes Print e UQAM.

Confira a programação:

DIÁLOGOS – Terreiro: mediação teatral na contemporaneidade
Ney Wendell (CA/BR) e convidades: Anne Alves, Denni Sales, Ícaro Bittencourt, Felipe de Assis, Lais Almeida, Luciana Liege, Matheus Giannini, Mauricio Pedrosa, Robson Mol, Rubens Celestino, Vivian Schmitz (BA)
Dia 26/10, das 15h às 17h30, no Goethe-Institut
TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS

Narrativas quilombolas e formação étnico-racial, perspectivas LGBTQIAPN+ na dramaturgia, ensino de teatro de formas animadas, narrativas autobiográficas, dramaturgia autoficcional feira por mulheres em cena, metodologias afetivas no ensino de iluminação, o lugar do espectador no espetáculo circense e a curadoria como conceito operativo são alguns dos debates que vão baixar no terreiro do FIAC 14. No palco do Goethe-Institut, seis rodas de conversa, oito rodadas de 15 minutos cada. Um jogo para mobilizar diálogos a partir de diferentes perspectivas da mediação teatral na contemporaneidade.

PARTILHA – Você tem um minuto para ouvir a palavra?
Nayse Lopez (RJ)
Dia 27/10, 10h, no final de linha do Uruguai
TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS

Numa praça de Salvador, o público participa de uma maratona de leitura. Pode-se ler por dez minutos, uma hora, não importa. A experiência de ler junto, ou ler para o outro, é física, coreográfica e profundamente transformadora. Palavras sobre liberdade, arte, política, para quem quiser ouvir. Num país que voltou a ouvir o pedido de banimento de livros, trazê-los a público transforma-se num ato de força poética.

OBS: Esta edição da performance será organizada em uma oficina conduzida por Nayse Lopes (RJ) no dia 25/10.

Anne Alves
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Anne Alves

Anne Alves, Pedagoga e Produtora cultural. Mestranda do PPGAC — UFBA.
Anne nasceu, cresceu, estudou e fez família no interior do estado da Bahia, Seabra — Chapada Diamantina, onde também iniciou seu trabalho profissional como Produtora. Em Irecê onde reside atualmente, realiza a Coordenação geral do Festival de Teatro da Caatinga em Irecê, recentemente assinou a produção da (1°) Feira Literária de Irecê (FLIRECÊ) e atualmente é coordenadora do elenco de simulação realística (INIMA) na faculdade de medicina em Irecê. Todos os dias ela se define: pesquisadora, mãe, padeira, corredora, psicóloga, produtora, faxineira, estudante, cozinheira, esposa e amiga.

Venha para o terreiro comigo, que te conto mais dessas travessias! Até.

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Denni Sales
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Denni Sales

Denni Sales

Nascido no Norte, especificamente Manaus, bem perto da floresta amazônica, do rio e das cobras, chegou a ver boa parte da mata antes de virarem empreendimentos chiques e caros. Formou em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas (todo mundo pergunta: pra quê?) Não satisfeito foi fazer teatro, se envolveu com audiovisual e publicidade, é metido a dramaturgo, tendo algumas obras publicadas. Claramente atira para todos os lados. Atualmente é aluno do curso de Mestrado em artes Cênicas/ PPGAC da Universidade Federal da Bahia – UFBA justificativa que usa para residir em Salvador e comer acarajé!

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Felipe de Assis
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Felipe de Assis

Felipe de Assis é artista da cena, pesquisador e curador. Mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC – UFBA (2015), colabora com curadorias independentes: Comissão FUNCULTURA, Pernambuco (2020), Elisabete Anderle, Santa Catarina (2020) , Programa Rumos Itaú Cultural (2017-2018), Edital Oi Futuro (2017 e 2018), MITbr curadoria vinculada à Mostra Internacional de São Paulo (2018 e 2019), MEXE (Portugal, 2019), FNT Guaramiranga (2017 e 2018). É co-criador do Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (FIAC Bahia), no qual atua como coordenador geral e curador desde 2008. Membro do Núcleo dos Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil desde 2009, da Rede de Festivais de Teatro do Brasil desde 2015 e do “Colectivo Utópico”, plataforma com artistas da Argentina, Suíça e Brasil. Através da 7Oito Projetos & Produções realiza festivais (Ponto Fiac e Fiac Bahia desde 2013); coordena projetos de “Mediação Cultural” (Braskem 2014 e SESC 2018 e 2019); dirige, produz e distribui espetáculos de teatro e dança, (Feitocal 2015 e Looping: Bahia Overdub 2015 – 2020); realizaconsultoria para Festivais e ministra cursos de curadoria em artes cênicas.

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Ícaro Bittencourt
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Ícaro Bittencourt

Ícaro Bittencourt é ator, diretor e professor de teatro. Bacharel em Artes Cênicas com habilitação em Interpretação Teatral pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia. Esteve no elenco de “Romeu e Julieta” e “As pequenas raposas” dirigido por Harildo Déda e “A lira dos vinte anos” sob a direção de Paulo Henrique Alcântara. Protagonizou “Roque Santeiro”, em seu espetáculo de pré-formatura, sendo orientado por Hebe Alves. Dirigiu em Santo Antônio de Jesus “Partiste”, “O auto de natal dos ciganos”, “Na tal revolução”, “Recado” e “Quase nada” ao longo dos últimos cinco anos. Em 2020 “Longe do Paraíso” de Orlando Senna, venceu como melhor filme pelo júri popular no Festival de Cinema de Brasília, longa-metragem que protagonizou. Atualmente, é pesquisador no programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA.

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Lais Almeida
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Lais Almeida

Apaixonada pelo Teatro. Amante da Escrita. Namorada das Artes. Casada com a criatividade. Gosto de conhecer as biografias e transformá-las em drama. Trazendo o biodrama para a cena, para o teatro, para a caixa preta. E quero descobrir o que está guardado e como isso pode acontecer com aqueles que nos ensinaram muitas coisas. Pois, velho é o mundo e idoso é o que vai proporcionar o novo.

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Luciana Liege
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Luciana Liege

Professora, doutoranda, diretora, operadora e iluminadora de teatro, mas a “função” que mais me define é: mulher, mãe de Esther. Viver é uma eterna pesquisa. A vida tem cor, sabor, textura, cheiro e gosto, mas, principalmente, é recheada de descobertas,
atravessamentos, memórias, afetos e amor

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Matheus Giannini
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Matheus Giannini

Matheus Giannini é Licenciado em Teatro (UFRN), mestre em Artes Cênicas(UFRN), doutorando em Artes Cênicas(UFBA). Professor do ensino público de Arte.  Ator, diretor e pesquisador das narrativas autobiográficas e ensino de Teatro.

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Mauricio Pedrosa
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Mauricio Pedrosa

Mauricio Pedrosa
Pai de Sofia Helena e Odin Caiuá
Professor, Diretor, Cenógrafo, Ator, Artista Visual,Bonequeiro,
Aderecista, Doutorando, Pesquisador, Cozinheiro, Pedreiro caseiro,
carpinteiro, Arrumadeiro, Cantor de banheiro,
Motorista e serviço gerais de casa…. ufa

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Nayse López
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Nayse López

Nayse López é jornalista, curadora de artes cênicas e diretora artística do Festival Panorama desde 2001. Em 2020, dirigiu o projeto Panorama Luto, uma live-tributo para as vítimas da covid-19 no Brasil que durou 51h ao vivo no Youtube e que reuniu mais de 300 artistas, ativistas e pessoas de todas as profissões, que leram textos sobre luto, esperança, solidariedade, arte e liberdade. Em 2021, assinou a direção artística da plataforma internacional Panorama Raft, que programou 10  espetáculos inéditos criados para serem vistos online em tempos pandêmicos.

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Ney Wendell
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Ney Wendell

Ney Wendell é natural de Valente-Bahia, professor da “Faculté des arts de lUniversité du Québec à Montréal (UQAM)” no Canadá, tem pós-doutorado em Sociologia pela Université du Québec à Montréal-UQAM , doutor e mestre em Artes Cênicas pela UFBA, licenciado em Teatro pela UFBA, arte-educador, diretor teatral, escritor e gestor de projetos sociais e educacionais. É professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Maranhão-UFMA. Realizou a coordenação pedagógica do projeto sociocultural Navegando no Saber pela empresa Santa Cecília Comunicação na Bahia. Membro fundador do Groupe de Recherche sur lenseignement du théâtre (GRET) e do Groupe de recherche SHERPA no Canadá. Trabalhou na formação de professores do ensino fundamental e de artes nas Universidades UFBA e UNEB em diversos municípios no Brasil. Foi coordenador geral do projeto socioeducacional Cuida Bem de Mim como também gestor em Teatro da Secretaria de Cultura da Bahia, consultor em Arte e desenvolvimento humano para o Instituto Ayrton Senna, Sociedade Hólon e Instituto Araketu.

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Robson Mol
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Robson Mol

Artista, produtor e pesquisador do mundo do Circo. Acrobata mental, equilibrista dos conceitos, contorcionista entre os recortes acadêmicos e
malabarista de idéias que tentam melhorar o mundo

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Rubens Celestino
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Rubens Celestino

Rubens Celestino
Quilombola. Licenciado em Pedagogia e Teatro. Mestre em Artes. Doutorando em Teatro (PPGAC/UFBA).

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Vivian Schmitz
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Vivian Schmitz

Vivian Schmitz é artista das cênicas, das artes do corpo e da voz.
Também lhe apetece facilitar oficinas e preparar corpos para a cena. Interessada em mulheridades, sexualidades e espiritualidades, e em borrar as fronteiras entre o sagrado e o profano. Decerto é também por isso que, mesmo tendo nascido no interior do Paraná,
deu jeito de vir (re)parar na Baea.

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