9° Seminário Internacional de Curadoria e Mediação em Artes Cênicas
O Seminário Internacional de Curadoria e Mediação em Artes Cênicas chega a sua 9ª. edição no FIAC Bahia assumindo o importante papel de criar um espaço de troca de conhecimentos entre público, artistas, intelectuais e agentes culturais. Todas as atividades do Seminário são gratuitas.
Em 2024 ele instala um ambiente de discussões e práticas em curadoria e mediação a partir de três eixos: DIÁLOGOS, PARTILHAS e INVENÇÕES.
DIÁLOGOS – Um convite para artistas partilharem reflexões, tendo seus trabalhos e pesquisas como ponto de partida para conversas informais.
PARTILHAS – Um momento para as pessoas participantes do FIAC – artistas, público, pensadoras(es), produtores(a) – compartilharem suas bagagens.
INVENÇÕES – Um espaço de elaboração performativa de questões que atravessam a edição do festival.
Com a questão #quebahiaéessa?, o FIAC deseja olhar para a Bahia para entender, provocar e mapear segmentos artísticos e os atuais modos de produção em diferentes regiões do estado, ao mesmo tempo em que reflete sobre possíveis aproximações e diferenças em relação a outras paisagens que também compõem o recorte proposto no festival.
Se a programação artística da 15a edição do FIAC Bahia traz isso de forma sensível para a cena, o Seminário elabora uma perspectiva crítica e reflexiva em relação às práticas artísticas, de curadoria e mediação no atual momento histórico.
O Seminário acontecerá sempre no Museu de Arte Contemporânea da Bahia (Rua da Graça, 284, Graça). Confira a programação do Seminário, em cada dia do Festival:
DIA 23/10 – QUARTA-FEIRA
>> Das 14h às 15h30
DIÁLOGOS 1: Plataformas de internacionalização: estratégias e desafios
Com Francis Wilker (CE), Guto Muniz (MG), Daniele Ávila Small (RJ) e Laís Machado (BA)
TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS
DIA 24/10 – QUINTA-FEIRA
>> Das14h às 15h30
DIÁLOGOS 2: Curadoria e criação: processos artísticos em cena
Com Felipe de Assis (BA) e Daniele Ávila Small (RJ)
TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS
>> Das 16h às 17h30
PARTILHA: Espaços artísticos em Salvador: territórios, comunidades e públicos
Com Daniel Moreno e Jones Mota (Teatro Cereja), Ellen Mello (Casa Arte Dá Trabalho), Fabrício Brito (Casa do Museu Popular da Bahia), Fernanda Paquelet (Galpão Wilson Melo), Gordo Neto (Casa Preta), Luana Serrat (Circo Picolino), Maurício Assunção (Teatro Gamboa), Robson Mol (Doutorando PPGAC UFBA), Thiago Carvalho (Casa Evoé).
TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS
DIA 25/10 – SEXTA-FEIRA
>> Das 14h às 15h30
DIÁLOGOS 3: Universidade como instituição cultural: o papel da pesquisa em relação aos regimes de visibilidade e acesso às artes
Com Edu O. (BA) e Rita Aquino (BA)
TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS
DIA 26/10 – SÁBADO
>> Das 14h às 15h30
Conferência e lançamento de livro: Práticas artísticas, participação e política
Com Hugo Cruz (POR)
Mediação: Rita Aquino (BA)
TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS
DIA 27/10 – DOMINGO
>> Horário a confirmar
INVENÇÕES: Oficina Giganteia realizada de 24 a 27/10 + Ação Pública no FIAC, que coloca na rua um boneco gigante em homenagem a uma personagem inviabilizada na cidade de Salvador
Com Eduardo Felix e Marina Arthuzzi – Grupo Pigmalião Escultura que Mexe (MG)
Mais informações AQUI.