Oficinas FIAC Bahia 2024

Os festivais são momentos que estimulam novas experiências e descobertas. Ao longo de suas edições o FIAC Bahia vem investindo na dimensão formativa do evento, em especial no que diz respeito à formação inicial e qualificação artística.

Em 2024 o FIAC acontece entre 22 e 27 de outubro em Salvador e oferece três oficinas gratuitas para conexão e troca de experiências, as quais dialogam com as reflexões trazidas por sua curadoria – que esse ano se pergunta: “Que Bahia é essa?”

As inscrições foram realizadas entre os dias 12 e 17 de outubro, através de um formulário virtual. Foram recebidas 115 inscrições – número é superior à oferta de vagas -, de modo que foi realizada uma seleção de acordo com o perfil do público de cada atividade. Todas as pessoas inscritas foram contempladas em ao menos uma oficina. Para ordenar as pessoas suplentes, foram priorizadas aquelas que se autodeclararem não brancas e integrantes da comunidade LGBTQIAPN+.

Segue abaixo o resultado da seleção, o qual será encaminhado também por e-mail enviado diretamente às pessoas selecionadas até o final do dia 19/10, as quais deverão confirmar participação em resposta para garantir a vaga.

Confira abaixo a relação de pessoas participantes de cada oficina desta 15ª. edição do FIAC Bahia:

ENSAIOS DE CONFRONTOS
Com Patfudyda (RJ)

O que é: Esta oficina é guiada pelas pesquisas de criação que compõem o repertório de Patfudyda como diretora, coreógrafa e performer. Investigando os princípios históricos, estéticos e comunitários da cultura ballroom, e os estudos de imagens coreografadas por corpos dissidentes, o encontro vai elaborar, através de gestos e poses, resistências furtivas e conjurar modos de permanecer. Uma iniciativa interessada em construir táticas para reivindicar espaços por meio da presença.
Recomendação: Usar roupas confortáveis e levar garrafa de água.

>> Oficina 1 – Dia 23/10, das 10h às 11h30, na Escola de Dança da UFBA

1         Agda Elen da Silva
2         Akiyra Bushido
3         Bruna Gabriela Batista Souza Silva
4         Débora Patrícia Silva dos Santos
5         Denny Neves
6         Érica de Souza Oliveira
7         Felipe Santos Ferreira
8         Gábe Maria Pires
9         Isa Blue
10      João Gabriel de Jesus Soares
11      João Vitor Santos Conceição
12      Juliana dos Santos Costa
13      Lavínia Fabiana Santos Silva
14      Maria Betânia Borges Bezerra
15      Maria Júlia Castro da Silva
16      Matheus Batista da Silva
17      Netunno
18      Nilton Rangel
19      Niury Magarefe
20      Nola criola
21      Pandora
22      Radija Vieira de Santana
23      Rita Pinheiro
24      Romy Evangelista
25      Samaia
26      Sérgio Gabriel da Silva Barbosa
27      Sohl
28      Tamires dos Santos Silva
29      Uriel Caruano Costa de Andrade
30      Valtenir Ferreida da silva Filho
31      Verenna Fernanda
32      Vinícius Teófilo da Silva Santos
33      Yan Ferreira Quadros

>> Oficina 2 – Dia 24/10, das 10h às 11h30, na Escola de Dança da FUNCEB

1         Állisson Guanaí
2         Ana Dumas
3         Cosme Milton dos Reis Júnior
4         Gábe Maria Pires
5         Júpiter Lima
6         Leandro Silva de Oliveira
7         LEVI SILVA DOS SANTOS
8         Liara Anahí Falcão de Almeida Alves Cruz
9         Luan Felipe da Silva Oliveira
10      Marcone Amorim dos Santos
11      Taína Assis
12      Talit Pereira
13      Tatiana Alves Menendez
14      Thalieta Crodì
15      Vivian Gabriele Schmitz
16      Wendy Moretti Maryama
17      Witencamps

GIGANTEIA + AÇÃO PÚBLICA
Com Eduardo Felix e Marina Arthuzzi – Grupo Pigmalião Escultura que Mexe (MG)

O que é: Segundo a mitologia grega, Pigmalião amava tanto uma de suas esculturas que os deuses decidiram dar vida à sua criação. Como ele, o bonequeiro busca construir seus bonecos para que eles ganhem vida. Nesta oficina, as pessoas irão escolher juntas um/a personagem de Salvador que seja importante para o território e então construir um boneco gigante em sua homenagem, usando técnicas para intervir nos regimes de visibilidade e invisibilidade na cidade através de uma ação pública no último dia do festival.
Importante: Esta oficina resultará em uma ação pública a ser realizada no dia 27/10, em local a ser definido durante o FIAC. As pessoas participantes desta oficina são convocadas a participar coletivamente desse evento.
Recomendação: Usar roupas confortáveis e levar garrafa de água.

>> De 24/10 a 27/10, das 9h às 13h, no Museu de Arte da Bahia

1         Antônio Veronaldo Martins
2         Carla Soane Pereira Damasceno
3         CLAY SABINO
4         Cristiane Crispim
5         Débora Patrícia Silva dos Santos
6         Fabiola Simmel
7         Juliana dos Santos Costa
8         Jurema Iris Cruz Alves
9         levi silva dos santos
10      Michael Steven Camelo Gomez
11      Milena da Paixão Cerqueira
12      Osdo
13      Rodrigo Lima
14      Samuel Marinho D’ Avila
15      Sarah Cherubim
16      Silvânia Cerqueira da Costa
17      Sohl
18      Tainá Tupinambá
19      Tarciana Jones
20      Tuí Souza
21      Walerie Gondim

ENTRE A RÉGUA E O COMPASSO, COM QUE PASSO A BAHIA ME PARIU?
Com Ana Paula Bouzas (BA)

O que é: Inspirada pelo FIAC 2024 que este ano nos pergunta “Que Bahia é essa?”, a oficina Entre a régua e o compasso, com que passo a Bahia me pariu? é a provocação a ser lançada para articular corpos, identidades, tempo e espaço em três horas de um encontro aberto a artistas da cena (dança e teatro), onde serão vasculhadas e partilhadas geografias e histórias particulares (a partir de uma frase/fala trazida por cada participante), numa construção criativa entre presença, palavra, movimento e território.
Importante: As pessoas participantes desta oficina deverão levar uma frase/fala ou texto que se relacionem com seu ambiente ao redor, com a cultura local ou uma história ligada a sua identidade.
Recomendação: Usar roupas confortáveis e levar garrafa de água.

>> Dia 25/10, das 9h às 12h, na Sala 21 da Escola de Dança da UFBA

1         Aldren Lincoln Barreto de Almeida
2         Bianca Batista dos Santos
3         Cecy Campos
4         Christian Pêpe Gomes Lacerda
5         Daniela Botero Marulanda
6         Edy firenzza
7         Gaby Witencamps
8         George Lucas Adorno Batista
9         Giltanei Branco de Amorim Paes
10      Iane Garcia
11      Iúna de Angola
12      Jailma Braga de Lima
13      João Gabriel Santos Silva
14      Jose Francisco da Silva Filho
15       Lua Morkay
16      Maria Conceição Moreira Filha
17      Mariana Moreno
18      Marília Gabriela da Silva Carmo
19      Nanda Lisboa
20      Neirivam Conceição da Silva Júnior
21      Pérola Henríquez
22      Preta kiran
23      Rafael dos Santos Barbosa
24      Raphael Ruvenal
25      Rodrigo Lima
26      Taiana Lemos
27      Taína Assis
28      Talis Castro
29      Tarciana jones
30      Vagnaldo Matos da Silva
31      Vivian Schmitz

Suplentes

1      Walerie Gondim
2      Maria Júlia Castro da Silva
3      Agda Terra
4      Luan Felipe da Silva Oliveira
5      Osdo
6      Milena da Paixão Cerqueira
7      Radija Vieira de Santana
8      Lavínia Fabiana Santos Silva
9      Carla Soane Pereira Damasceno
10   Sohl
11   Sarah Cherubim

Patfudyda
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Patfudyda
Patfudyda é coreógrafa, performer, artista visual e Runway Diva, vive no Rio de Janeiro. Seu trabalho já foi apresentado em diversas instituições e festivais internacionais, dentre os quais se destacam: Museu de arte moderna do Rio de Janeiro, Museu de Arte do Rio, 35ª Bienal de São Paulo, Mendes Wood DM, Fortes D’Aloia & Gabriel, Mumok Wien.
Formada pela Escola Livre de Artes da Maré (ELÃ), Escola de Artes Visuais Parque Lage e Bacharelado em dança pela UFRJ. Vencedora do ImPulsTanz – Prêmio Jovens Coreógrafos 2022 e Prêmio FOCO ARTRIO 2024.
Upcoming Legendary na cultura Ballroom, Patfudyda coleciona Grand Prizes e momentos históricos na categoria Runway. Ela é internacionalmente conhecida como difusora do Brazilian Runway, ministrando aulas, treinos e falas públicas, levando para o mundo o jeito único de caminhar brasileiro.
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Ana Paula Bouzas
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Ana Paula Bouzas
Baiana, 52 anos, nascida em Salvador. Há mais de 30 anos habita o campo das artes da cena. Atua como dançarina, atriz, coreógrafa, diretora cênica e preparadora de elenco em teatro, dança, cinema e TV. É cofundadora do núcleo de criação e realização Meimundo Inventações Compartilhadas, ao lado do dramaturgo e diretor Fábio Espírito Santo.
Ana Paula Bouzas é Mestre em Dança pelo PRODAN – UFBA (BA), com graduação em Licenciatura em Dança e Pós-graduada em Preparação Corporal nas Artes Cênicas pela Faculdade Angel Vianna (RJ).
Em meio a diversas experiências profissionais nas funções citadas, alimenta um campo de pesquisa em atuação através da criação e produção de espetáculos solos (teatro e dança), e do trabalho que desenvolvo como oficineira, provocadora e preparadora de artistas para a cena.
Seus mais recentes trabalhos são o monólogo INFERNO (atuação), o espetáculo de dança LÁ VEM ELA (direção), “Santa Dulce dos Pobres”, “Pequeno Manual Antirracista” e “Torto Arado, o Musical” ( todos estes com a função de preparação de elenco).
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Pigmalião Escultura que Mexe
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Pigmalião Escultura que Mexe
O Pigmalião Escultura que Mexe é um grupo de Teatro de Formas Animadas sediado na cidade de Belo Horizonte em 2007, cujo trabalho se caracteriza pela mistura de linguagens e disciplinas, principalmente entre artes cênicas e artes visuais. A sua trajetória está intimamente ligada ao teatro contemporâneo e às artes performativas, onde a filosofia e a política passam pela dramaturgia e encenação dos seus espetáculos.
Contando com um repertório de oito espetáculos, duas intervenções para a rua e mais de 10 oficinas e laboratórios, o grupo já se apresentou e ministrou oficinas em várias cidades do Brasil e países do exterior (Argentina, Bélgica, Estados Unidos, Peru, Suíça, França, México, Marrocos, Portugal, Espanha, Itália, Reino Unido, Noruega).
As possibilidades de manipulação da marionete de fios clássica, bem como a relação dos atores com os bonecos e a pesquisa constante com outras disciplinas artísticas são os elementos fundamentais de seu trabalho. Assim, o Pigmalião Escultura que Mexe busca o reconhecimento da marionete na produção artística contemporânea.
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@patfudyda
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@patfudyda
Quer dar uma seguidinha? Td bem. Vem.
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@bouzasatriz
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@bouzasatriz
Quer dar uma conferida? Td bem. Vem.
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@pigmaliao
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@pigmaliao
Quer dar uma stalkeada? Td bem. Vem.
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