Subject to

Mehdi Dahkan / Companhia Jil Z (Tânger – Marrocos)

Esta performance é inspirada principalmente no ritual Tanjawi de contemplação da Europa. Indivíduos de diferentes idades se reúnem no ponto mais alto da cidade de Tânger, onde se sentam em contemplação, olhando para a Europa por longos períodos de tempo, muitas vezes sem dizer uma palavra. A natureza transformadora da espera – as reviravoltas do abandono, do desejo e sua complexa interação com o tempo – compõe a base de Subject To, que levanta questões fundamentais sobre as motivações que levam um indivíduo a olhar e sonhar com um outro lugar, explorando o processo de idealização e como ele é moldado por influências pessoais, globais ou sociais. Esperar é uma escolha voluntária ou uma ação forçada? O que sustenta o desejo que se intensifica ao longo do tempo? E, finalmente, a mudança é uma força inevitável, independentemente de realizarmos ou não nossos desejos?

Dias 23/10 e 24/10, às 17h
Teatro Gamboa
Duração: 30 min
Classificação etária: Livre
Ingresso: R$ 30,00 e R$ 15,00 – Vendas na plataforma Sympla

Ficha Técnica

Concepção e performance: Mehdi Dahkan
Visão externa: Nedjma Hadj & Youness Atbane
Coprodução: Frankfurt Lab, Goethe Institute Cairo e HAU – Hebbel Am Ufer
Apoio: Pro Helvetia W/, Le Grand Théâtre de Genève e Festival Rencontres à L’échelle “Métamorphose”

Companhia Jil Z
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Companhia Jil Z

A Companhia Jil Z, anteriormente conhecida como “Geração Z”, foi fundada em Tânger, em 2019, por Mehdi Dahkan, que começou na dança aos 12 anos, explorando o hip-hop e outras práticas urbanas. A curiosidade por diferentes estilos levou-o a Bollywood e, mais tarde, à dança contemporânea, tendo trabalhando como dançarino junto a várias companhias e a coreógrafos no Marrocos e na Europa. Sua Companhia surge para responder à falta de iniciativas coreográficas e de artes performativas na região norte do Marrocos. O seu objetivo é promover a cultura artística e a criação coreográfica, tendo como inspiração principal as questões sociais da juventude marroquina, árabe e africana. Questiona também o corpo e a sua política, integrando práticas urbanas e contemporâneas, trazendo a rua para o palco e o palco para a rua. Desde a sua criação, trabalha exclusivamente com jovens bailarinos com idades compreendidas entre os 17 e os 25 anos.

Saiba mais sobre a Companhia Jil Z

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A ideia de "Europe-Gazing"...
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A ideia de "Europe-Gazing"...

A ideia de “Europe-Gazing” está enraizada na história de um lugar bem conhecido em Tânger chamado “Sour Al Maâgazine” ou “The Lazy Wall”. Localizado no centro da cidade, este local já foi uma estação defensiva, oferecendo um ponto de vista alto sobre o mar para proteger contra navios invasores. Sua transformação em um símbolo de resistência silenciosa veio mais tarde, quando Marrocos enfrentou crises econômicas e sociais após sua independência.

Em meio à escassez econômica e à repressão rigorosa à liberdade de expressão — onde os protestos frequentemente terminavam em violência ou prisão — cada cidade no Marrocos desenvolveu sua resposta. Em Tânger, pessoas lutando para sobreviver começaram a se reunir no Sour Al Maâgazine, sentando-se silenciosamente por horas enquanto olhavam para o mar em direção à Europa. Essas reuniões eram espontâneas, com grupos cada vez maiores de pessoas de todas as idades se juntando sem coordenação prévia. Sua presença silenciosa confundia as autoridades, pois não havia nenhuma lei proibindo sentar-se quieto em público, e isso não poderia ser rotulado como um protesto. Quando questionadas, as pessoas simplesmente respondiam que estavam apenas “olhando para a Europa” ou “de frente para o mar”.

As reuniões chamaram a atenção e eventualmente pressionaram o governo a melhorar as condições. Com o tempo, o local ganhou o nome de “The Lazy Wall” e o ato coletivo de olhar silenciosamente para o mar ficou conhecido como o “jeito de Tânger” de protestar — passivo, mas poderoso.”

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