Altamira 2042

Gabriela Carneiro da Cunha (RJ/SP/PA)

Em Altamira 2042 todos falam através de um mesmo dispositivo techno-xamânico: caixas de som e pen drives de onde saem vozes, humana e não-humana, escutada nas margens do rio Xingu. Uma polifonia de seres, línguas, sonoridades e perspectivas tomam o espaço para abrir a escuta do público para vozes que tantos tentam silenciar.

É a partir desses sons, cantos e também imagens que a performer Gabriela Carneiro da Cunha articula, junto com o público, os diferentes momentos do trabalho, vestindo e apresentando as diferentes perspectivas de seres maquínicos-espirituais que protegem as águas e as matas, e que tomam a palavra para mitologizar a História.

Assim, a Barragem de Belo Monte vai deixando de ser simplesmente uma obra para se tornar o mito do inimigo.

Dia 28/10, às 19h
no Teatro do Goethe-Institut – Av. Sete de Setembro, 1809 – Corredor da Vitória
Classificação etária: 18 anos
Duração: 60 min
TRADUÇÃO EM LIBRAS
Ingressos Sympla ou vendidos no local, 1h antes a sessão: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)

Gabriela Carneiro da Cunha é atriz, diretora e pesquisadora
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Gabriela Carneiro da Cunha é atriz, diretora e pesquisadora

Gabriela Carneiro da Cunha é atriz, diretora e pesquisadora. Formada em artes cênicas pela Casa das Artes de Laranjeiras/ CAL, já trabalhou no teatro com diretores como Ariane Mnouchkine, Georgette Fadel, Felipe Vidal, Ivan Sugahara, Celina Sodré, Isaac Bernart e Pedro Brício, com diversas passagens também no cinema e na TV. É a idealizadora do projeto MARGENS – SOBRE RIOS, CROCODILOS E VAGA-LUMES, que se dedica há mais de cinco anos à escuta e amplificação do testemunho de rios brasileiros que estão vivendo uma experiência de catástrofe desde a perspectiva do Rio. Altamira 2042 é a segunda etapa deste projeto de pesquisa e teve sua estreia em março de 2019 na Mitsp.

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Ficha Técnica
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Ficha Técnica

Idealização e concepção: Gabriela Carneiro da Cunha
Direção: Gabriela Carneiro da Cunha e Rio Xingu
Diretor assistente: João Marcelo Iglesias
Assistente de direção: Clara Mor e Jimmy Wong
Orientação de direção: Cibele Forjaz
Orientação da pesquisa e interlocução artística: Dinah de Oliveira e Sonia Sobral
Texto originário: Eliane Brum
“Tramaturgia”: Raimunda Gomes da Silva, João Pereira da Silva, Povos indígenas
Araweté e Juruna, Bel Juruna, Eliane Brum, Antonia Mello, Mc Rodrigo – Poeta
Marginal, Mc Fernando, Thais Santi, Thais Mantovanelli, Marcelo Salazar e Lariza
Montagem de vídeo: João Marcelo Iglesias, Rafael Frazão e Gabriela Carneiro da Cunha
Montagem textual: Gabriela Carneiro da Cunha e João Marcelo Iglesias
Desenho sonoro: Felipe Storino e Bruno Carneiro
Figurino: Carla Ferraz
Iluminação: Cibele Forjaz
Concepção instalativa: Carla Ferraz e Gabriela Carneiro da Cunha
Realização instalativa: Carla Ferraz, Cabeção e Ciro Schou
Tecnologia/ Programação/ Automação: Bruno Carneiro e Computadores fazem arte.
Criação multimídia: Rafael Frazão e Bruno Carneiro
Design visual: Rodrigo Barja
trabalho corporal: Paulo Mantuano e Mafalda Pequenino
Imagens: Eryk Rocha, Gabriela Carneiro da Cunha, João Marcelo Iglesias, Clara Mor
e Cibele Forjaz
Pesquisa: Gabriela Carneiro da Cunha, João Marcelo Iglesias, Cibele Forjaz, Clara
Mor, Dinah de Oliveira, Eliane Brum, Sonia Sobral, Mafalda Pequenino e Eryk Rocha
Diretora de produção: Gabriela Gonçalves
Coprodução: Corpo Rastreado e MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo
Realização: Corpo Rastreado e Aruac Filmes

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Rio Y Rua
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Rio Y Rua

Altamira 2042 abre, então, sua experiência territorializando o espaço com a instauração sonora “Rio E Rua” onde cada caixa de som porta uma voz não humana das margens do Xingu: O rio, a mata, sapo, pássaros mas também a motosserra, a obra, os carros de som de propaganda, os motores de carro.

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Dona Herondina
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Dona Herondina

Dona Herondina é narradorx encantadx das mulheres crocodilo. Sua forma é de uma mulher – sonora. Seu corpo é formado por duas cabeças de caixas de som. Sua perspectiva é feminina e espiritual. Sua voz é a de Raimunda Gomes da Silva, ribeirinha do Xingu, que teve sua casa da ilha da Barriguda queimada e depois inundada pela barragem de Belo Monte.

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Seu Quebra Barragem
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Seu Quebra Barragem

Seu Quebra Barragem é narradorx encantadx dos rios testemunha. Sua forma é de uma Cobra Grande Audiovisual. Seu corpo é formado por uma cabeça de projetor, caixas de som e fitas de Led. Sua perspectiva é mitológica. Sua voz é múltipla, através dele falam os ribeirinhos expulsos das ilhas onde moravam, o povo indígena Araweté, o povo indígena Juruna, a procuradora de Altamira Thais Santi, a jornalista Eliane Brum, o coordenador do ISA de Altamira Marcelo Salazar, a líder do Movimento Xingu Vivo Antonia Melo, os rappers Mc Poeta Marginal e Mc Fernando, a cidade de Altamira, a Mata, os animais, a chuva e o próprio rio Xingu.

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Aliendígena
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Aliendígena

Aliendígena é narradxr encantadx dos povos vagalumes. Seu corpo é todo formado por instrumentos xamânicos. Sua tecnologia é ancestral: chocalhos, tambores. “O chocalho do Pajé é um acelerador de partículas”. Aqui o corpo do Aliendígena é o acelerador de partículas que, se tocado coletivamente, abrirá a barragem em 2042. Ao final da performance este corpo é desmembrado e devorado pelo público presente. ALIENDÍGENA

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o fim a queda a catástrofe
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o fim a queda a catástrofe

O fim A queda A catástrofe

O fim
A queda
A catástrofe
A guerra
O mesmo navio de sempre
Agora
Uma nave
Uma obra
Aqui
No centro energético
de uma guerra entre mundos
Que mundos?
Um que precisa do fim de
todos os outros para existir
E
Outro que precisa de todos os
outros para existir
Um cria desertos
O outro, Amazonias
Dizemos: os povos nunca mais
serão puros.

E essa é nossa chance.
Eles nunca foram,
e sempre souberam.
Eram povos de carne,
espíritos, canoas, flautas,
Almas, cobras grandes,
samaumas, chuvas e ventos,
Moluscos, cianobactérias,
tudo que vive.
Tudo que é,
Aqui é mais.
Aqui não há possibilidade de não ser.
Ser e Ser
Essa é nossa questão.
Nós perguntamos:
Que tipo de gente são vocês?
Escolham.
Porque estamos em Guerra.
Progressianos
Ou
Aliendígenas?

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Crítica - Luz à sombra do som
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Crítica - Luz à sombra do som

Por Dodi Leal

Até que ponto o discurso desenvolvimentista é capaz de chegar para manter o abastecimento elétrico de um país? Em Altamira 2042, Gabriela Carneiro da Cunha compartilha conosco inquietações sobre como a soberba humana sobre a terra tem substituído animais por equipamentos, rio por rua, paz por urbanismo. O desastre tem nome: usina hidrelétrica de Belo Monte; a chacina podia ter muito bem inspirado uma obra de artes cênicas, mas efetivamente estamos diante de uma obra de artes cínicas.

Se o Rio Xingu pudesse falar, ele choraria. Mas como o rio é codiretor da peça, ele nos diz: eu sou o Muro de Berlin do Brasil.

leia texto completo aqui

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Projeto Margens sobre rios, crocodilos e vagalumes
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Projeto Margens sobre rios, crocodilos e vagalumes

Este projeto se dedica, há mais de cinco anos, à escuta e amplificação do testemunho de rios brasileiros que estão vivendo uma experiência de catástrofe desde a perspectiva do Rio.

Altamira 2042 é a segunda etapa deste projeto de pesquisa e se dedica a escuta do testemunho do rio Xingu sobre a catástrofe causada pela hidrelétrica de Belo Monte. A primeira etapa foi realizada em 2015 com a peça “Guerrilheiras ou para a terra não há desaparecidos” sobre as mulheres que lutaram na Guerrilha do Araguaia às margens do Rio Araguaia.

Este projeto foi contemplado pela bolsa de pesquisa FAPERJ 2016 – Programa de Estímulo a criação, a experimentação e a pesquisa artística – pela bolsa FUNARTE de formação artística. Todas as bolsas se destinaram as etapas de pesquisa teórica e de campo do projeto. Em outubro e novembro de 2018, Altamira 2042 foi contemplado pelo edital de residência artística LabSônica do Oi Futuro, onde as atividades de pesquisa foram finalizadas.

 

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