O Seminário Internacional de Curadoria e Mediação em Artes Cênicas chegou a sua 7ª. edição no FIAC Bahia 2021 assumindo o importante papel de criar um espaço de troca de conhecimentos entre públicos, artistas, intelectuais e agentes culturais de diversas partes do mundo.
O Seminário instalou um ambiente de discussões e práticas em curadoria e mediação a partir de quatro eixos: DIÁLOGOS, INVENÇÕES, TERREIRO e PARTILHA.
As atividades foram gratuitas, com tradução em Libras e aconteceram no ambiente digital do FIAC Bahia, entre os dias 26 e 31 de outubro de 2021.
Confira a programação:
DIÁLOGOS – Rodas de conversas informais no horário do almoço, através dos Webinários Corpo, Terra e Língua; um convite para sentar à mesa em uma partilha virtual de experiências e reflexões.
Dia 26/10, às 12h – Corpo e território: ética, estética e política
Com: Glicéria Tupinambá (BA), Flávia Meirelles (RJ) e Rita Aquino (BA) / Mediadora
Dia 28/10, às 12h – Corpo, criação e capacitismo
Com: Cintia Santos (BA), Estela Lapponi (SP) e Edu O. (BA) / Mediador
Dia 29/10, às 12h – Territórios virtuais: arte em metaversos
Com: Marlus Araújo (RJ), Gabriel Menotti (ES) e Felipe de Assis (BA) / Mediador
Dia 30/10, às 12h – Festivais na web: novas dramaturgias
Com: Antonio Altamirano (Chile), Bertie Ferdman (EUA) e Felipe de Assis (BA) / Mediador
Todas as atividades tiveram tradução/interpretação em Libras e foram realizadas em plataformas digitais.
INVENÇÕES – Espaço de elaboração performativa de questões que atravessam a edição do festival. Em 2021 convidamos artistas a ocupar o Instagram do FIAC Bahia durante um dia inteiro, compartilhando com todes suas criações.
Dia 27/10 Leonardo Cordeiro (BA) – Dançar para tecer tecido e ter sido tecida na tessitura da terra – experiência de escrita performativa que integra projeto de pesquisa artístico-acadêmica interessado em produzir danças com as variações das naturezas dos corpos.
Dia 28/10 Marcelo Camargo (MG) – Enciclopédia Karaokê: verbetes em “r” retroflexo que investigam cópia, plágio, apropriação e variação como modos de criação em dança.
Dia 29/10 Leonardo Villa-Forte (RJ) – Projeto Robot Talks, no qual investiga uma escrita colaborativa com chatbots e assistentes virtuais como forma de criação literária.
Todas as Invenções 2021 continuam disponibilizadas no feed do Instagram do FIAC Bahia
TERREIRO – Convoca tecnologias de convívio. Um jogo no qual se estabelecem quatro rodas de conversa simultâneas, cada uma dinamizada por um/a artista convidado/a: Grupo Magiluth (PE), Francis Wilker (DF/CE), Natielly Santos (BA) e Marina Guzzo (SP). As rodas ocupam um ambiente virtual, e cada uma acolhe até oito pessoas por rodada. Temos quatro rodadas de 15 minutos para compartilhar experiências de criação artística em multiversos.
O Terreiro aconteceu no dia 30/10, às 16h, e contou com tradução/interpretação em Libras.
PARTILHA – É a forma como as pessoas participantes do evento compartilham suas bagagens. Em 2021, convidamos artistas e curadores para (re)lançamento de livros nas plataformas do Festival.
- Curating Dramaturgies – Bertie Ferdman (EUA)
- Tropeço – Anderson Feliciano (MG)
- Brau! – Ana Dumas (BA)
- Escrever sem escrever – Leonardo Villa Forte (RJ)
- Marcelo Schwartz Aguiar Meneghel Cunha França de Camargo Bólide-Livro – Marcelo Camargo (MG)
- Mostra de Dança Impressa – Marcelo Camargo (MG) e Alexandre Molina (BA)
- O Livro das Envultações – Alana Sampaio e Leonardo França (BA)
A Partilha aconteceu no dia 31/10, às 12h, no Instagram do FIAC Bahia, e contou com tradução/interpretação em Libras.
O Seminário é realizado pelo FIAC Bahia em parceria com o Grupo de Pesquisa ENTRE: Artes e Enlaces, e conta com apoio da Escola de Dança da UFBA através do Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDança) e Programa de Pós-Graduação Profissional em Dança (PRODAN).