Release Geral FIAC Bahia 2021
FIAC BAHIA PROPÕE ESCAVAR
PROCESSOS ARTÍSTICOS EM SUA 13ª. EDIÇÃO
O Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia acontece de 26 a 31/10 mirando na trajetória de artistas do Brasil e exterior, a partir de uma experiência mediada no ambiente digital.
De origem tupi, “Sambaqui” significa “amontoado de conchas” e descreve montanhas erguidas pelos povos originários, formadas por cascas de moluscos e objetos variados. O Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia chega à sua 13ª. edição mergulhando no conceito dos sambaquis brasileiros para viver um festival processo, conceito que será refletido através de uma programação virtual compartilhada entre os dias 26 e 31 de outubro. Durante seis dias de programação intensa, acessada ao vivo no ambiente digital (com tradução simultânea em Libras e inglês/espanhol), artistas de diferentes linguagens e origens compartilharão suas obras para construir com o público um diálogo sobre trajetórias, inquietações e identidades nas artes cênicas.
Essa edição-sambaqui do FIAC Bahia tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, contemplado pelo Edital de Eventos Culturais Calendarizados. Realizado pela 7Oito Projetos & Produções, o Festival deseja abrir portais que promovam encontros potentes entre artistas da sua programação e o público, criando comunidades capazes de fertilizar camadas sustentáveis da cadeia produtiva da Cultura.
“Estamos trazendo uma programação onde a obra é uma instância para conhecer cada artista; ela faz parte de uma investigação ampliada, de uma possibilidade de construir um olhar para o mundo que cada artista vem se dedicando.” – Felipe de Assis, Coordenador Geral do FIAC Bahia
Para isso o FIAC Bahia 2021 traz sete artistas/coletivos e suas obras, criando um ambiente digital que permite o aprofundamento em suas trajetórias. O Festival traz também quatro oficinas, uma residência artística, quatro webinários com encontros reflexivos, lançamento de livros e três intervenções artísticas. Essa escavação de obras e processos acontece nas plataformas digitais do Festival, sempre de forma gratuita, tendo o site do FIAC (www.fiacbahia.com.br) como ponto de encontro e disparador de todas as atividades. Assim, a edição 2021 do FIAC Bahia propõe ao público novas possibilidades de experiências em um festival online, juntando-se a cada agente da programação na mediação de suas obras, memórias e referências, para revelar camadas do fazer artístico, soterradas ou despercebidas neste solo mixado, virtual e pandêmico.
As apresentações acontecerão, portanto, no ambiente digital, sendo que cada artista ou grupo terá um dia e um horário específicos durante o FIAC para compartilhar com o público, ao vivo, aspectos relacionados à criação de sua obra. Para ter acesso a essas apresentações e manter contato direto com cada artista durante sua ação no FIAC, o público deverá retirar o ingresso gratuito no sympla (https://www.sympla.com.br/fiacbahia).
Cada artista ganhará também uma “página sambaqui” no site do FIAC, onde o público entrará contato com um “sambacódigo” de referências: fotos, histórias, vídeos, áudios e entrevistas que dialogam com sua trajetória. O contato direto entre público e criadores durante a programação do FIAC Bahia, portanto, será uma “escavação” compartilhada para revolver camadas do pensamento conceitual acumulados em cada processo de criação.
“A ideia da construção de vínculo durante o Festival tem uma lógica radicalmente distinta do sentido de consumo da obra. Artistas também vão olhar para os seus processos e pensar que outras camadas podem surgir desse encontro com o público. Queremos que o diálogo com cada artista o provoque a pensar o seu fazer artístico no tempo, e como sua obra se posiciona neste contexto, partilhando isso com as pessoas.” – Rita Aquino, Coordenadora das Atividades Formativas do FIAC Bahia
A programação artística em 2021 é formada por trabalhos de Glicéria Tupinambá (BA), Lagartijas tiradas al sol (México), Ana Dumas (BA), Va-Bebe (Gana) e John Herman (Alemanha), Anderson Feliciano (MG), Corposinalizante (SP) e Diego Araúja (BA). Já a programação formativa da 7ª. Edição do Seminário Internacional de Curadoria e Mediação em Artes Cênicas, que acontece dentro do FIAC Bahia, inclui encontros e ações de mais de 20 artistas, intelectuais e agentes culturais do Brasil e do exterior, partindo do ambiente virtual proporcionado pelo FIAC, em Salvador, para estabelecer contatos com vizinhanças espalhadas no mundo.
A programação completa do FIAC Bahia pode ser acessada no site www.fiacbahia.com.br. Informações sobre a programação estão sendo compartilhadas também nas redes sociais do FIAC (@fiacbahia). Outra maneira de ficar sempre por dentro das novidades e estreias do FIAC Bahia é através da newsletter semanal do Festival, cujo cadastro pode ser feito através do link https://mailchi.mp/7oito/cadastro.
FIAC Bahia 2021
Data: De 26 a 31 de outubro, nas plataformas digitais do FIAC Bahia.
Mais informações: www.fiacbahia.com.br / @fiacbahia